Basilisco-de-crista-verde
Basiliscus plumifronsOrdem: Squamata Família: Iguanidae
Identificação
Comprimento total: Até cerca de 70 a 80 cm. O comprimento da cauda é aproximado ao comprimento do corpo. A sua pele é verde com manchas brancas ou azuis ao longo dos flancos. O macho é mais comprido do que a fêmea e tem três cristas elevadas: na cabeça, no dorso e na cauda.
Hábitos
Espécie diurna e arborícola. Quando ameaçada atira-se dos ramos para a água onde, devido a escamas especializadas nas patas traseiras, se consegue deslocar, muito rapidamente, à superfície. Essa capacidade para “andar” sobre a água justifica o seu outro nome comum: “lagarto-de-jesus-cristo”. Excelente nadadora, pode-se manter submersa durante 30 minutos sem respirar, mas também boa corredora em terra e sobre a água, a espécie pode atingir os 11 km/h em corridas a curta distância. Quando a velocidade da corrida sobre a água diminui, o animal submerge. O macho é muito territorial e agressivo com outros machos, independentemente de se tratar da época de reprodução ou não. Dieta:Insectos, pequenos mamíferos, peixes, rãs, pequenos lagartos, flores e frutos.
Reprodução
Espécie ovípara. Época de acasalamento: Todo o ano, no entanto, em habitat natural, considera-se de Abril a Janeiro. Postura: 4-18 ovos depositados num buraco escavado no solo pela progenitora. Cada fêmea pode realizar várias posturas por ano. Período de incubação: 55-75 dias a temperaturas entre os 27 e os 30°C. Temperaturas mais baixas (24-25°C) implicam um período de incubação mais longo (90-105dias). Maturidade sexual: 15-18 meses a fêmea, 18-24 meses o macho.
Distribuição e Habitat
América Central, desde a Guatemala ao Panamá.
Florestas tropicais húmidas, preferencialmente em margens de rios e pântanos.
Conservação
Não avaliado (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). É relativamente abundante na sua área de distribuição. Principais ameaças: Destruição do habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário