Axolote
Ambystoma mexicanumOrdem: Caudata Família: Ambystomatidae
Identificação
Salamandra com aspeto larvar mesmo no estado adulto (neotenia).
Comprimento total: até 30 cm. Distingue-se pela presença de 3 pares de brânquias externas plumosas nos dois lados da cabeça. Apresenta barbatana caudal desde a parte terminal da cabeça até à extremidade do corpo. Os membros são curtos e fracos, constituídos por cartilagem. Pulmões rudimentares. A pele é escura podendo variar entre o cinza e o castanho, muitas vezes com manchas. Indivíduos albinos são comuns.
Hábitos
Apesar de anfíbio é uma espécie exclusivamente aquática durante todo o seu ciclo de vida. São agressivos entre si, podendo morder e mutilar partes de outros indivíduos como as brânquias ou os membros. Têm, no entanto, uma grande capacidade de regeneração dos tecidos e mesmo órgãos.
Dieta: alimenta-se de tudo o que conseguir caçar: insetos aquáticos, moluscos, artrópodes e peixes.
Reprodução
Espécie ovípara com fertilização interna. O macho liberta pequenas bolsas cónicas de espermatozóides e atrai a fêmea até ao local. Esta, aproxima-se e recolhe uma parte através da cloaca.
Época de acasalamento: pensa-se que varie consoante a temperatura da água. No habitat natural pode ocorrer entre dezembro e junho.
Postura: cada fêmea pode depositar 200-1000 ovos por postura, dependendo do tamanho da fêmea. Os ovos ficam aderentes à vegetação do meio devido ao revestimento gelatinoso que os cobre.
Duração da metamorfose: não ocorre espontaneamente, no entanto, pode ser induzida artificialmente.
Maturidade sexual: cerca de 12-18 meses.
Distribuição e Habitat
México (lago Xochimilco)
Habitat: lagos de água doce, com fundo escuro e vegetação abundante.
Conservação
Criticamente em Perigo (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza).
Principal ameaça: redução do habitat por ocupação humana, captura para o comércio ilegal de espécies exóticas e para alimentação das populações locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário