sexta-feira, 16 de junho de 2017

A patola-de-pés-azuis

A patola-de-pés-azuis

 


Além das patas maravilhosas, o olhar não deixa nada a desejar. Salve simpatia!

A patola-de-pés-azuis (Sula nebouxii) é uma ave pelecaniforme da família dos atobás (Sulidae) que habita ilhas do Pacífico nas costa oeste da América Central (extendendo-se tanto para norte como para sul). O seu nome deriva do facto, destas aves apresentarem pés azuis. Esta característica é muito importante para os machos, pois é através da cor dos pés que conseguem chamar a atenção de potenciais companheiras. Quanto mais azul forem os pés, mais atrativo é o macho. O macho realiza uma dança ritual para conquistar a fêmea.
Um adulto pesa cerca de 1,5 kg e tem uma envergadura de asa de 1,5 m e 80-85 cm de altura. Em média, vivem até cerca de 17 anos.
Como outros patolas, o patola-de-pés-azuis faz ninhos no chão, quando anoitece. Quando chega o amanhecer, ele volta a levantar vôo em busca de alimento, organizando-se grupos de pesca cooperativos (nalgumas vezes). Eles procuram no alto mar cardumes de peixes pequenos, como anchovas.

 
 Autor: Tim Laman

Quando encontram o seu alvo, os patolas-de-pés-azuis recolhem as suas longas asas ao longo do seu corpo e mergulham em direção ao mar, às vezes desde de 24 m de altura. O patola-de-pés-azuis é um excelente mergulhador, estando dotado de características que auxiliam nesse trabalho.

Também usam os seus pés para cobrir as suas crias e mantê-las quentes. Normalmente, a progenitora coloca vários ovos, onde cerca de 1-3 crias nascem e ambos progenitores tomam conta dela. 

 
Autor: Frans Lanting.
Progenitores com as suas crias.

As populações de patolas-de-pés-azuis encontram-se estáveis, existindo só nas Ilhas Galápagos cerca de metade de todos os pares de indivíduos da população mundial (estando os restantes espalhados nas restantes ilhas do Oceano Pacífico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário