Órix-austral
Oryx gazellaOrdem: Artiodactyla Família: Bovidae
Identificação
É um antílope grande com cornos longos em ambos os sexos, sendo os do macho mais grossos e maciços. Exibe uma característica máscara negra na cabeça e uma crina curta que se estende até ao dorso e barras negras na metade superior das patas e nos flancos.
Hábitos
Vive em manadas de 30-40 animais, embora possa formar manadas de várias centenas de animais. Cada manada é constituída por 1 macho dominante, várias fêmeas adultas e suas crias. Conseguem passar longos períodos sem beber, sendo frequentes as lutas junto aos charcos onde bebem, principalmente em anos de seca.
Reprodução
O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano. Imediatamente antes do acasalamento, o macho dá toques com a pata anterior na pata traseira da fêmea. A cria recém-nascida é mantida escondida durante o dia e só se junta à manada quando já tem 3-6 semanas de vida. É amamentada até aos 4-5 meses de idade.
Distribuição e Habitat
Estepes áridas e savanas semiáridas.
Conservação
Durante muitos anos, a população de órix-austral diminuiu devido à expansão humana. Atualmente, a população está estável sendo que a maioria dos indivíduos vive em áreas protegidas, parques e propriedades privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário