quinta-feira, 12 de maio de 2016

Aves: Arara-azul-e-amarela



Arara-azul-e-amarela

Ara ararauna
Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae

Identificação 
 




Apresenta pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas escuras, que formam riscas paralelas. Distingue-se pela plumagem verde na coroa e na fronte. Sendo considerada uma das mais bonitas espécies de arara. Machos, fêmeas e juvenis apresentam todos plumagem semelhante.

Hábitos 
 




Quando vive em bandos, juntam-se até 20 indivíduos mas os casais distinguem-se voando sempre muito juntos. São aves muito ruidosas. Para além dos movimentos diários entre os locais de repouso e de alimentação podem realizar movimentos sazonais em função da disponibilidade de alimento.

Reprodução 
 




A época de nidificação depende da localização geográfica, e o ninho é construído em altitude, em ocos de árvores, geralmente palmeiras. A incubação é realizada apenas pela fêmea e as crias são totalmente dependentes dos progenitores nos primeiros 3 meses de vida.

Distribuição e Habitat 




Florestas tropicais e savanas arborizadas, próximo de linhas de água.


Conservação

 

Esta espécie está muito ameaçada pela captura para o comércio ilegal de espécies exóticas. Entre 1981 e 2005 registaram-se 55 531 indivíduos capturados na Natureza para o comércio ilegal.
Fonte: http://www.zoo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário