sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pássaro Kiwi




O kiwi é uma ave bem pequena com um bico longo, que é característico da espécie. A plumagem também é bem única, parecendo ser de pelos. Quando cresce, o kiwi pode chegar ao tamanho de uma galinha. Apesar de ser uma ave, ele não voa, portando sendo classificado como ave ratita.

Aliás, esta confusão entre o pássaro e a fruta kiwi não é muito comum na Nova Zelândia. Este nome é usado apenas para se referir ao animal. A fruta possui esse nome no resto do mundo por conta da semelhança com o animal.

Com a introdução de mamíferos na Nova Zelândia, os kiwis são hoje ameaçados de extinção. Eles são presas fáceis para animais como coelhos, cachorros, porcos, gatos e furões, o que diminuiu consideravelmente os números da sua espécie. Pesquisadores estão sempre em busca de alternativas para preservar a espécie. Uma das campanhas inclui a coleta de ovos de kiwis, a incubação em laboratório e a soltura dos filhotes em ambientes sem predadores. Falando nisso, os kiwis saem dos ovos já praticamente cobertos de penas e plenamente capazes de se locomover. Os kiwis são uma daquelas espécies que não são alimentadas pelos pais após nascerem, o que faz com que os filhotes desenvolvam independência bem cedo. Geralmente o macho é responsável pela incubação, que dura entre 70 e 85 dias. Os kiwis são monogâmicos, permanecendo com um mesmo parceiro por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário